Vítor Magalhães

Resumo Curricular

 

Nascido no Funchal, a 27-12-1971     vemagal@gmail.com  

 

Formação Académica:

            -1º ano do curso de Design de Equipamento na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Ano Lectivo 1994/95.

           

-Transferência para a Universidade da Madeira, Secção Autónoma de Arte e Design, onde concluiu a Licenciatura em Artes Plásticas/ Pintura em 1999.

 

-Enquanto aluno da Universidade da Madeira, e no âmbito do programa Erasmus como Free Mover, frequentou o ano lectivo 1998/99 na Facultad de Bellas Artes de Cuenca, Universidad de Castilla-La Mancha, em Espanha.

 

            -Foi-lhe atribuída, de 2001 a 2005, uma Bolsa de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, do Ministério da Ciência e a Tecnologia, em Humanidades: Estudos Artísticos.

 

            -Estadia na Hochschule für Grafik und Buchkunst, em Leipzig, Alemanha, por quatro meses, de Fevereiro a Junho de 2001, a partir de um convénio estabelecido entre as faculdades de Cuenca e Leipzig, na área dos novos meios (Fachclasse de MedienKunst) dirigida pelo Professor Helmut Mark.

 

            -Reconhecimento de “Suficiência Investigadora” pelo Departamento de Arte da Universidad de Castilla-La Mancha, em Janeiro de 2002, depois de uma defesa pública do projecto de investigação Propuestas para algunos apuntes de la superfície. Espacios de Control y Resistencia Cultural, realizada no dia 24 do referido mês, com a classificação de Sobresaliente (Muito Bom) para a obtenção do Diploma de Estudos Avançados (DEA).

 

            -Finalizou a Tese de Doutoramento em 2007, nas seguintes áreas de conhecimento: Estética e Teoria da Arte/Comunicação Audiovisual, sob a orientação do Professor Doutor Armando Montesinos Blanco, da Facultad de Bellas-Artes de Cuenca, Universidade de Castilla-La Mancha, com o título: Propuestas para una Poética de la Interrupción en la imagen en movimiento. Solicitou a acreditação como Doutoramento Europeu, com os pareceres positivos dos Professores Doutores João Mário Grilo, da Universidade Nova de Lisboa, e Mark Allinson da University of Leicester, Reino Unido, obtendo assim o grau de Sobresaliente “Cum Laude”.

 

Publicações:

-Publicação prevista para este ano, pela editorial Trama, do livro: “Poéticas de la Interrupción. La dialéctica entre movimiento e inmovilidad en la imagen contemporánea”, vencedor do prémio Escritos sobre Arte, de 2007, pela Fundación Arte y Derecho, em Espanha.

 

-“Do caminhar como figura de pensamento (metáforas da suspensão)” revista Islenha nº 39, Julho-Dezembro 2006, Madeira, págs 133-139.

 

-Texto “Espacios de control y resistencia cultural”, no site do colectivo de Barcelona Joystick, http://www.jstk.org/txt/espacios.html. Link a partir do site de Laura Baigorri, Professora Titular de Vídeo na Facultad de Bellas Artes da Universidad de Barcelona: http://www.interzona.org/transmisor/arte/espacios.htm

 

Prémios:

            -Ganhou o prémio Escritos sobre Arte, de 2007, da Fundación Arte y Derecho, com sede em Espanha, com o ensaio sobre arte contemporânea intitulado: “Poéticas de la Interrupción. La dialéctica entre movimiento e inmovilidad en la imagen contemporánea”.

 

Outras actividades:

            -Leccionou, com a colaboração do Professor Dr. Carlos Valente, da Universidade da Madeira, o curso “Pensar o Cinema. Histórias, estéticas e linguagens”, organizado pela Sociedade de Desenvolvimento Ponta Oeste, S.A., através do Centro das Artes, Casa das Mudas, Madeira, com a duração de 20 horas, entre 12 e 27 de Janeiro de 2008.

 

Prática Artística:

Trabalha actualmente nas áreas do vídeo digital, Super 8, instalação e arte sonora. Tendo participado em exposições e na realização de uma série de projectos artísticos abaixo discriminados (selecção):

 

-Exposições de pintura e escultura na sala de exposições da Secção Autónoma de Arte e Design da Madeira entre 1996/98.

 

-Participação na exposição Cartografías, no Centro Cultural Aguirre, em Cuenca, de 5 a 20 de Junho de 2000, com projectos de alunos de doutoramento da disciplina de Cartografía en el arte, organizada pela professora de escultura Hermínia Martinez.

           

-Publicação do projecto Total Time em  “Narraciones multimedia”, CD-ROM produzido pelo MIDE (Museu Internacional de Electrografia de Cuenca), por âmbito do festival de arte “Situaciones 2001” em Cuenca. Uma versão deste trabalho estará patente on-line no site da mediateca da Fundação “La Caixa” de Barcelona (secção e-mediateca)

 

-Apresentação do trabalho pessoal (selecção de trabalhos produzidos em vídeo, som e html) para a Fachclasse de MedienKunst do Professor Helmut Mark, na Hochschule für Grafick und Buchkunst, em Leipzig, 2001.

 

            -Participação na exposição colectiva What is Watt? 2001, no Museu de Electricidade da Madeira - Casa da Luz, de 10 de Agosto a 1 Setembro, com uma instalação intitulada Totaltime.

 

-Exposição colectiva na sala de exposições da Facultad de Bellas Artes de Cuenca, de 25 de Fevereiro a 1 de Março de 2002, com 14 desenhos a grafite sobre papel.

 

-What is Watt? 2003, Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Forte de São Tiago, de 10 a 27 de Setembro, apresentando uma instalação sonora Palíndromo, em conjunto com Pedro Pestana.

 

            -What is Watt? 2005, Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Forte de São Tiago, de 16 de Setembro a 22 de Outubro, apresentando uma instalação vídeo (sobre a dualidade imagem fixa – imagem em movimento), em conjunto com Pedro Pestana, que realizou a banda sonora.

 

            -What is Watt? 2006, no Fórum da Maia, de 9 a 30 de Junho, com a mesma instalação da edição anterior, em conjunto com Pedro Pestana.

 

            - Apuntes sobre paisaje, vídeo monocanal realizado em conjunto com Catarina Gomes Pestana. Este vídeo foi seleccionado para o concurso de peças audio­visuais Instantes de Paisaje, organizado pelo Centro de Arte y Naturaleza (CDAN) de Huesca, e esteve patente ao público de 14 a 20 de Junho de 2007 em paralelo com o Festival de Cinema de Huesca. Também formará parte do INDOC, Centro de Documentação do CDAN.

 

            - What is Watt? 2007, na XIV Bienal de Cerveira, de 18 de Agosto a 28 de Setembro, com um vídeo monocanal intitulado: PLAY.

 

 

            - What is Watt? 2007, no Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Forte de São Tiago, de 31 de Agosto a 15 de Setembro, com uma instalação vídeo intitulada: ponto de não retorno.