WHAT

IS

WATT?

       EVENTOS / EXPOSIÇÕES  
 2001 2003 2005 2006 2007a    2007b     

 

 
ARTISTAS

 

APRESENTAÇÃO

TEXTOS

 
english   español
CONTACTO
 
 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Museu da Electricidade da Madeira _ UMA-COLÉGIO DOS JESUÍTAS _ mUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO FUNCHAL _ 10 a 27 de Setembro de 2003

A afirmação da McLuhan que toda a tecnologia cria gradualmente um ambiente humano totalmente novo e tais ambientes não são invólucros passivos, mas processos activos, esteve com algum humor subjacente ao caos pré-apocalíptico originado pelo blackout ocorrido simultaneamente em diversas cidades norte-americanas e canadianas. O inesperado colapso da rede eléctrica revertendo 50 milhões de pessoas para uma época anterior ao século XIX em pleno Agosto de 2003, é bem ilustrativo da nossa actual interdependência para com as tecnologias suportadas pela energia eléctrica.

A significativa interrogação que colocamos na denominação deste projecto pressupõe esta interdependência e questiona a contínua emergência dos meios de produção e divulgação artística que lhe estão conectados. A velocidade com que hoje nos apropriamos dessas novas tecnologias que alternam rapidamente a nossa percepção e relação com a realidade, está a transformar a própria tecnologia num instrumento de introspecção artística.

What is Watt? propõe-se nesta perspectiva como um projecto cuja finalidade é estimular a reflexão, produção e divulgação de obras formalmente mediatizadas pela electricidade. Partimos do princípio que diferentes suportes materializam exponencialmente diferentes respostas, e que cada resposta equaciona a sua identidade estética através dos conceitos e projectos pessoais dos artistas que os formalizam. Esta conjunção de propósitos deu origem à organização por parte de um grupo de artistas, à primeira edição de What is Watt? em Agosto de 2001, na sala de exposições do Museu da Electricidade do Funchal, Casa da Luz.

Esta segunda edição reproduz de uma forma mais abrangente e por três espaços um projecto que continua a ser tão diversificado nos seus conteúdos como os artistas que o protagonizam. Independentemente doas nossas inter-relações pessoais e do estado da corrente eléctrica entre o on e o off que se verifique em qualquer uma das obras expostas, estamos ligados por uma questão em comum: What is Watt?.

TEXTOS

2001

2003

2005

2006

2007 a

2007 b