WHAT

IS

WATT?

       EVENTOS / EXPOSIÇÕES  
 2001 2003 2005 2006 2007a    2007b     

 

 
ARTISTAS

 

APRESENTAÇÃO

TEXTOS

 
english   español
CONTACTO
 
 

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Museu de arte contemporânea do Funchal _16 setembro a 22 outubro 2005

Nesta 3ª edição do evento artístico What is Watt? 2005, nas instalações do Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Fortaleza de S. Tiago, reencontramos como fio condutor às diversas obras dos artistas participantes: o recurso às mediações dos produtos artísticos através de elementos que recorrem à electricidade.

A electricidade tornou-se desde a sua descoberta e ao longo do século XX, no fluxo energético [in] visível e vital da operacionalidade do social.

Este fluxo de corrente alterna ou contínua, iniciou uma nova inscrição, ou melhor, um novo paradigma de vivência e operacionalidade sobre o real, quando Edison em 1905, deu início à produção e comercialização da lâmpada eléctrica.

A lâmpada eléctrica tornou-se desde logo, enquanto meio e veículo da luminosidade, num poderoso e eficaz processo de presentificação da problemática das "Luzes", assumindo a formulação anterior de "Sou a Luz" para em seu lugar "Produzo e Forneço a Luz".

Tal pôde acontecer, pois ao recorrer a processos maquínicos, a técnica forjou a produção da luz (eléctrica), sobrepondo-se por este meio, á clara metáfora da iluminação espiritual ao socializar a sua produtividade através de voltagens, frequências e amplitudes. Esta nova racionalidade fornecida pela técnica, confrontou desde logo, as ancestrais matizes do sagrado (o sol, o ouro, o halo), com uma vertente mais profana e mundana nos afazeres diários: acende a lâmpada, liga o ecrã e desliga o computador.

Nas obras do evento artístico "What is Watt? 2005", os artistas apresentam diversas proposições individualizadas que ficam disponíveis às controvérsias das operacionalidades técnicas.

Agradecimentos: Galeria Porta 33; Deptº Arte e Design da Universidade da Madeira